EuroLifeNet Introdução
Lider do Programa: CITIDEP Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa (Internacional, sede Lisboa, Portugal) [leaflet ]

Coordenação Cientifica: IES-JRC Comissão Europeia, Instituto Ambiente e Sustentabilidade, Centro Comum de Investigação, Unidade de Emissões e Saúde (EU, Ispra, Italia).

A poluição do ar está a causar um aumento alarmante de doenças respiratórias, especialmente em crianças. Para ajudar os responsáveis políticos a tomar decisões difíceis, os cientistas precisam de dados sobre a exposição pessoal a poluentes. Mas o custo de recolha destes dados em escala significativa torna-a inviável.

Políticas difíceis precisam do apoio dos cidadãos. Estes são parte do problema e a sua sensibilização é parte da solução. As Escolas procuram aumentar a qualidade do ensino através das ciências experimentais e a promoção da responsabilidade social. Contudo, encontrar a aproximação certa para motivar os alunos continua a ser um desafio.

O EuroLifeNet ("Rede Europeia pela Vida") pretende ligar todos estes desafios.

O objectivo do EuroLifeNet é construir e testar uma metodologia inovadora que permita a recolha de dados de exposição pessoal a poluentes com rigor cientifico e a sensibilização dos cidadãos através da sua participação directa nesta recolha, com prioridade aos jovens, e às Escolas como parceiros-chave. No primeiro projecto-piloto, mais de 600 alunos do secundário e básico mediram já a exposição a PM2.5, usando tecnologia de ponta e protocolos rigorosos pelos cientistas interessados nestes dados. Contribuições para consolidar e expandir o programa, são bem-vindas - contacte-nos.

26 Maio 2005: A convite do IES-JRC, o CITIDEP apresentou na Conferência da APHEIS, Italia, a proposta para um novo Programa Europeu em Ambiente-Saude-Educação-Cidadania, o EuroLifeNet.
CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa